"Como Criar Um Site Que Realmente Venda (não um que apenas pareça bonito)”
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Se você ainda não está acostumado com o termo "Carta de Vendas" acostume-se. Deste ponto em diante usaremos bastante esse termo, comum no marketing direto, porque ele é o que melhor define o conteúdo de um "Site De Vendas" ou "Mini-Site", que na verdade é uma carta de vendas online.
Uma carta de vendas é fundamental para mostrar aos seus potenciais clientes o valor do seu produto. Quando você consegue mostrar o valor do seu produto, o sucesso é inevitável.
As técnicas que eu vou descrever abaixo funcionam tão bem que eu não aconselho você a usar se não estiver promovendo um produto de qualidade, combinado?
O objetivo de uma carta de vendas é fazer com que os leitores reajam (comprem). Para atingir esta meta, sua carta de vendas deve usar uma fórmula comprovada que contém 4 etapas. São elas:
1. Capturar a Atenção do leitor
2. Criar Interesse em sua mente
3. Construir o Desejo pelo seu produto
4. Persuadir o Leitor a Agir
Esta fórmula conhecida como AIDA (Atenção, Interesse, Desejo, Ação) será a chave do sucesso de sua carta de vendas.
Mas antes de começar, deixe me explicar uma coisa importante que você deve ter em mente durante todo o processo de criação de sua carta de vendas:
Você deve sempre pensar a partir do ponto de vista do leitor. E a única coisa que o leitor está pensando o tempo todo é algo parecido com esta questão: "Que benefício obterá comprando isso?" Então tenha em mente e escreva sobre os benefícios que
o seu produto trará aos clientes 100% do tempo.
Eu divido minhas cartas de vendas em 15 elementos essenciais.
Tenho cuidado especial com cada um deles. Os 15 elementos essenciais de minhas cartas de vendas são:
1) A Manchete
2) Sub-Manchete
3) Abertura ou Saudação
4) Lista de Benefícios
5) Diferencial do Produto
6) Construir Credibilidade
7) Construir Desejo
8) Preço x Comparação
9) Garantia
10) Bônus
11) Remover Relutância
12) Informações de como Comprar
13) PS
14) PPS
15) FAQ
Agora vamos ver um resumo dos 15 elementos essenciais que sua carta de vendas deve ter:
1. A Manchete
Às vezes chamada de "grande promessa", esta é a primeira e muitas vezes a única chance de capturar a atenção do leitor.
Você só tem alguns segundos para convencer seu visitante ou leitor a permanecer em seu site e a continuar a ler sua carta de vendas. Usualmente você terá de fazer sua maior promessa aqui na manchete. Diga ao leitor exatamente qual o maior beneficio que ele receberá do seu produto. Sua promessa deve ser excitante, captar a atenção e fazer com que o leitor sinta o desejo de ler mais.
Alguns tipos de manchetes efetivas são:
Manchetes do tipo "Como Fazer"
Manchetes do tipo "Descubra O Segredo"
Manchetes do tipo "Algo Revelado"
O segredo é oferecer seu maior e melhor benefício, de maneira a compelir o leitor a continuar a leitura da sua carta de vendas. Na maioria das vezes você terá de colocar nesta manchete, uma promessa quase inacreditável. Mais adiante você saberá por quê.
2. Sub-Manchete
Esta é opcional. Você pode usar uma sub-manchete para expandir sua promessa e oferecer seu maior beneficio. Mais uma vez, a chave é manter o leitor lendo e fazer sua carta de vendas fluir.
3. Abertura ou Saudação
Este é seu primeiro parágrafo. É onde sua carta de vendas realmente começa. É aqui que você vai fisgar o leitor para dentro de sua carta. Coisas simples como, pedir para que o
leitor leia sua carta até o fim antes de julgar, ou dizer a ele que lhe dê uma chance de mostrar que você tem algo a oferecer, costumam funcionar muito bem. Pense em algo que você pode dizer nos primeiros 10 segundos de contato e que fará com que o
leitor leia sua carta toda.
4. Lista de Benefícios
Após você ter fisgado o leitor, mergulhe ele em sua lista de benefícios. Use bullets (pontos) para tornar sua lista mais fácil de ler. Faça com que cada boletim seja focado em um beneficio. Há vários tipos de boletim que você pode usar:
"Como Fazer"
"Eliminar Problemas"
"Contando Segredos"
"Criando Sonhos"
Certifique-se de colocar novamente seu maior e melhor beneficio no meio desta lista.
5. Seu Diferencial Único
Aqui você deve diferenciar-se de qualquer outro que está promovendo um produto similar. Porque alguém deveria comprar de você? O que faz seu produto ser diferente? Você deve apresentar seu produto de uma nova maneira ou sob uma nova perspectiva. De qualquer maneira você deve fazer com que seu produto pareça ao leitor o único que vale a pena comprar. Se ele estiver convencido de que não pode encontrar um produto melhor, comprará o seu.
6. Construindo Credibilidade
Uma vez que você tenha fisgado o leitor, conte a ele as vantagens e diferenças entre seu produto e o resto. Você deve construir credibilidade e confiança. Ninguém irá comprar de alguém que não confia. Há várias maneiras de construir credibilidade:
Credenciais - Explique porque você é qualificado para dizer que seu produto é bom. O que faz de você um especialista?
Testemunhos - Nada é mais poderoso do que palavras verdadeiras de pessoas que aprovaram seu produto. Opcionalmente você pode antecipar o testemunho e colocá-lo logo após a manchete. Você verá no programa "Renda Automática!", como conseguir testemunhos, antes mesmo de lançar seu produto. De qualquer modo, o testemunho é uma das coisas mais importantes porque é ele que derruba qualquer dúvida com
relação à sua manchete. Entendeu agora porque a manchete deve prometer algo quase que inacreditável?
Honestidade - A melhor maneira de construir credibilidade é dizendo a verdade. Não aumente exageradamente os benefícios do seu produto. Simplesmente apresente a verdade.
"Não compre desta lista" - Uma poderosa maneira de construir credibilidade é fazer um alerta a seus leitores. Exponha a ele três ou cinco qualidades que ele deve exigir quando for comprar esse tipo de produto. Então conte a ele como você encontrou esse critério. Naturalmente a intenção aqui é expor três ou cinco qualidades que o seu produto possui e os concorrentes não.
7. Construir Desejo - Mais Benefícios Agora você deve querer fazer outra lista de benefícios. Você deve deixar o leitor desejoso do seu produto e manter a carta
fluente. Faça outra lista de boletim listando mais e mais benefícios que o seu produto oferece.
8. Preço x Valor de Comparação
Aqui é onde você explica o preço do seu produto e cria valor para ele. É importante fazer seu produto parecer muito mais valioso do que o que você está cobrando por ele. Todo mundo gosta de fazer um bom negócio e percepção de valor é tudo. Se
você fizer seu produto parecer valer R$ 500,00 então as pessoas ficarão gratas de ter de pagar somente R$ 50,00 por ele.
9. Garantia
Também chamada de eliminação de risco. A meta aqui é eliminar os riscos para o leitor. Fazendo isso você eliminará o medo, como um todo. Você deve oferecer no mínimo 30 dias de garantia.
Eu recomendo 90 dias ou mais. Não tenha medo de reembolsos. Se você tem um bom produto, as pessoas ficarão felizes e não pedirão reembolso. Não iremos nos aprofundar no assunto Garantia neste rápido Mini-Curso, mas no programa "Renda Automática!" você verá maiores detalhes num capítulo inteiro dedicado ao tema - que é uma das estratégias mais poderosas para vender qualquer tipo de produto.
10. Bônus
Criando um incrível pacote, você aumenta o valor percebido do seu produto. Outra coisa que você pode fazer é oferecer alguns bônus por tempo limitado para motivar as pessoas a comprar seu produto rapidamente (antes que a promoção acabe). Bônus podem ser softwares, relatórios, e-books ou qualquer outro produto que você tenha criado. Se você não quer criar um produto para oferecer como bônus, pode adquirir facilmente um produto com direitos de revenda para oferecer.
11. Remover Relutância
Uma maneira de remover a relutância é usar uma estratégia do tipo "Não decida agora". A maioria das pessoas detesta tomar decisões. Então as ajude para não terem que tomar uma decisão.
Diga a elas que podem pensar sobre seu produto enquanto o usam durante certo tempo. Este é um modo diferente de dizer sobre a garantia de reembolso.
12. Informações de Compra
Agora é hora de explicar exatamente como comprar seu produto. Certifique-se de dizer claramente o que o leitor deve fazer para comprar seu produto e como o produto será entregue. Não deixe nada ao acaso, diga a ele para clicar no link da página de pedidos (sua página de pedidos deve explicar o próximo passo).
13. PS (Post Script / Pós Escrito) O primeiro PS é um lembrete de que alguns bônus não estarão disponíveis no futuro ou de que o preço irá aumentar nos próximos dias. Arremate dizendo ao leitor que Faça seu Pedido.
14. PPS
O segundo PS é um resumo do melhor beneficio e um lembrete para que o leitor Faça seu Pedido.
15. FAQ
O FAQ (Perguntas Freqüentes) é muito importante. É aqui que você faz todas as objeções dos clientes trabalharem a seu favor. Se eles fazem muitas perguntas a respeito de uma determinada questão, isso significa que o risco deles não comprarem devido a esta dúvida é muito grande. Você deve então eliminar esta dúvida respondendo-a em seu FAQ. Ao mesmo tempo, você diminui seu trabalho, pois não terá de responder aos possíveis emails que receberia com a mesma pergunta.
Estes são os 15 elementos essenciais que sua carta de vendas deve ter. Se você incluir todos esses elementos em sua carta de vendas, terá uma carta irresistível que impele as pessoas a comprarem. SUCESSO!
Mais 60 dicas de como se ganhar dinheiro pela internet
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Se você ainda não está acostumado com o termo "Carta de Vendas" acostume-se. Deste ponto em diante usaremos bastante esse termo, comum no marketing direto, porque ele é o que melhor define o conteúdo de um "Site De Vendas" ou "Mini-Site", que na verdade é uma carta de vendas online.
Uma carta de vendas é fundamental para mostrar aos seus potenciais clientes o valor do seu produto. Quando você consegue mostrar o valor do seu produto, o sucesso é inevitável.
As técnicas que eu vou descrever abaixo funcionam tão bem que eu não aconselho você a usar se não estiver promovendo um produto de qualidade, combinado?
O objetivo de uma carta de vendas é fazer com que os leitores reajam (comprem). Para atingir esta meta, sua carta de vendas deve usar uma fórmula comprovada que contém 4 etapas. São elas:
1. Capturar a Atenção do leitor
2. Criar Interesse em sua mente
3. Construir o Desejo pelo seu produto
4. Persuadir o Leitor a Agir
Esta fórmula conhecida como AIDA (Atenção, Interesse, Desejo, Ação) será a chave do sucesso de sua carta de vendas.
Mas antes de começar, deixe me explicar uma coisa importante que você deve ter em mente durante todo o processo de criação de sua carta de vendas:
Você deve sempre pensar a partir do ponto de vista do leitor. E a única coisa que o leitor está pensando o tempo todo é algo parecido com esta questão: "Que benefício obterá comprando isso?" Então tenha em mente e escreva sobre os benefícios que
o seu produto trará aos clientes 100% do tempo.
Eu divido minhas cartas de vendas em 15 elementos essenciais.
Tenho cuidado especial com cada um deles. Os 15 elementos essenciais de minhas cartas de vendas são:
1) A Manchete
2) Sub-Manchete
3) Abertura ou Saudação
4) Lista de Benefícios
5) Diferencial do Produto
6) Construir Credibilidade
7) Construir Desejo
8) Preço x Comparação
9) Garantia
10) Bônus
11) Remover Relutância
12) Informações de como Comprar
13) PS
14) PPS
15) FAQ
Agora vamos ver um resumo dos 15 elementos essenciais que sua carta de vendas deve ter:
1. A Manchete
Às vezes chamada de "grande promessa", esta é a primeira e muitas vezes a única chance de capturar a atenção do leitor.
Você só tem alguns segundos para convencer seu visitante ou leitor a permanecer em seu site e a continuar a ler sua carta de vendas. Usualmente você terá de fazer sua maior promessa aqui na manchete. Diga ao leitor exatamente qual o maior beneficio que ele receberá do seu produto. Sua promessa deve ser excitante, captar a atenção e fazer com que o leitor sinta o desejo de ler mais.
Alguns tipos de manchetes efetivas são:
Manchetes do tipo "Como Fazer"
Manchetes do tipo "Descubra O Segredo"
Manchetes do tipo "Algo Revelado"
O segredo é oferecer seu maior e melhor benefício, de maneira a compelir o leitor a continuar a leitura da sua carta de vendas. Na maioria das vezes você terá de colocar nesta manchete, uma promessa quase inacreditável. Mais adiante você saberá por quê.
2. Sub-Manchete
Esta é opcional. Você pode usar uma sub-manchete para expandir sua promessa e oferecer seu maior beneficio. Mais uma vez, a chave é manter o leitor lendo e fazer sua carta de vendas fluir.
3. Abertura ou Saudação
Este é seu primeiro parágrafo. É onde sua carta de vendas realmente começa. É aqui que você vai fisgar o leitor para dentro de sua carta. Coisas simples como, pedir para que o
leitor leia sua carta até o fim antes de julgar, ou dizer a ele que lhe dê uma chance de mostrar que você tem algo a oferecer, costumam funcionar muito bem. Pense em algo que você pode dizer nos primeiros 10 segundos de contato e que fará com que o
leitor leia sua carta toda.
4. Lista de Benefícios
Após você ter fisgado o leitor, mergulhe ele em sua lista de benefícios. Use bullets (pontos) para tornar sua lista mais fácil de ler. Faça com que cada boletim seja focado em um beneficio. Há vários tipos de boletim que você pode usar:
"Como Fazer"
"Eliminar Problemas"
"Contando Segredos"
"Criando Sonhos"
Certifique-se de colocar novamente seu maior e melhor beneficio no meio desta lista.
5. Seu Diferencial Único
Aqui você deve diferenciar-se de qualquer outro que está promovendo um produto similar. Porque alguém deveria comprar de você? O que faz seu produto ser diferente? Você deve apresentar seu produto de uma nova maneira ou sob uma nova perspectiva. De qualquer maneira você deve fazer com que seu produto pareça ao leitor o único que vale a pena comprar. Se ele estiver convencido de que não pode encontrar um produto melhor, comprará o seu.
6. Construindo Credibilidade
Uma vez que você tenha fisgado o leitor, conte a ele as vantagens e diferenças entre seu produto e o resto. Você deve construir credibilidade e confiança. Ninguém irá comprar de alguém que não confia. Há várias maneiras de construir credibilidade:
Credenciais - Explique porque você é qualificado para dizer que seu produto é bom. O que faz de você um especialista?
Testemunhos - Nada é mais poderoso do que palavras verdadeiras de pessoas que aprovaram seu produto. Opcionalmente você pode antecipar o testemunho e colocá-lo logo após a manchete. Você verá no programa "Renda Automática!", como conseguir testemunhos, antes mesmo de lançar seu produto. De qualquer modo, o testemunho é uma das coisas mais importantes porque é ele que derruba qualquer dúvida com
relação à sua manchete. Entendeu agora porque a manchete deve prometer algo quase que inacreditável?
Honestidade - A melhor maneira de construir credibilidade é dizendo a verdade. Não aumente exageradamente os benefícios do seu produto. Simplesmente apresente a verdade.
"Não compre desta lista" - Uma poderosa maneira de construir credibilidade é fazer um alerta a seus leitores. Exponha a ele três ou cinco qualidades que ele deve exigir quando for comprar esse tipo de produto. Então conte a ele como você encontrou esse critério. Naturalmente a intenção aqui é expor três ou cinco qualidades que o seu produto possui e os concorrentes não.
7. Construir Desejo - Mais Benefícios Agora você deve querer fazer outra lista de benefícios. Você deve deixar o leitor desejoso do seu produto e manter a carta
fluente. Faça outra lista de boletim listando mais e mais benefícios que o seu produto oferece.
8. Preço x Valor de Comparação
Aqui é onde você explica o preço do seu produto e cria valor para ele. É importante fazer seu produto parecer muito mais valioso do que o que você está cobrando por ele. Todo mundo gosta de fazer um bom negócio e percepção de valor é tudo. Se
você fizer seu produto parecer valer R$ 500,00 então as pessoas ficarão gratas de ter de pagar somente R$ 50,00 por ele.
9. Garantia
Também chamada de eliminação de risco. A meta aqui é eliminar os riscos para o leitor. Fazendo isso você eliminará o medo, como um todo. Você deve oferecer no mínimo 30 dias de garantia.
Eu recomendo 90 dias ou mais. Não tenha medo de reembolsos. Se você tem um bom produto, as pessoas ficarão felizes e não pedirão reembolso. Não iremos nos aprofundar no assunto Garantia neste rápido Mini-Curso, mas no programa "Renda Automática!" você verá maiores detalhes num capítulo inteiro dedicado ao tema - que é uma das estratégias mais poderosas para vender qualquer tipo de produto.
10. Bônus
Criando um incrível pacote, você aumenta o valor percebido do seu produto. Outra coisa que você pode fazer é oferecer alguns bônus por tempo limitado para motivar as pessoas a comprar seu produto rapidamente (antes que a promoção acabe). Bônus podem ser softwares, relatórios, e-books ou qualquer outro produto que você tenha criado. Se você não quer criar um produto para oferecer como bônus, pode adquirir facilmente um produto com direitos de revenda para oferecer.
11. Remover Relutância
Uma maneira de remover a relutância é usar uma estratégia do tipo "Não decida agora". A maioria das pessoas detesta tomar decisões. Então as ajude para não terem que tomar uma decisão.
Diga a elas que podem pensar sobre seu produto enquanto o usam durante certo tempo. Este é um modo diferente de dizer sobre a garantia de reembolso.
12. Informações de Compra
Agora é hora de explicar exatamente como comprar seu produto. Certifique-se de dizer claramente o que o leitor deve fazer para comprar seu produto e como o produto será entregue. Não deixe nada ao acaso, diga a ele para clicar no link da página de pedidos (sua página de pedidos deve explicar o próximo passo).
13. PS (Post Script / Pós Escrito) O primeiro PS é um lembrete de que alguns bônus não estarão disponíveis no futuro ou de que o preço irá aumentar nos próximos dias. Arremate dizendo ao leitor que Faça seu Pedido.
14. PPS
O segundo PS é um resumo do melhor beneficio e um lembrete para que o leitor Faça seu Pedido.
15. FAQ
O FAQ (Perguntas Freqüentes) é muito importante. É aqui que você faz todas as objeções dos clientes trabalharem a seu favor. Se eles fazem muitas perguntas a respeito de uma determinada questão, isso significa que o risco deles não comprarem devido a esta dúvida é muito grande. Você deve então eliminar esta dúvida respondendo-a em seu FAQ. Ao mesmo tempo, você diminui seu trabalho, pois não terá de responder aos possíveis emails que receberia com a mesma pergunta.
Estes são os 15 elementos essenciais que sua carta de vendas deve ter. Se você incluir todos esses elementos em sua carta de vendas, terá uma carta irresistível que impele as pessoas a comprarem. SUCESSO!
Mais 60 dicas de como se ganhar dinheiro pela internet